5ª MARCHA QUILOMBOLA DESTACA “ECOLOGIA INTEGRAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA” NA AMAZÔNIA LEGAL



     Em um momento crucial para as discussões ambientais globais, a 5ª Marcha Quilombola Negro Carlos Alberto se prepara para ecoar a voz dos povos quilombolas do Maranhão, sob o tema "Ecologia Integral e Justiça Climática: O Grito Quilombola pelos Territórios do Maranhão". Este evento de grande relevância na Amazônia Legal busca não apenas mobilizar, mas também posicionar as comunidades quilombolas como atores centrais na preservação ambiental e na construção de um futuro mais justo, especialmente diante da iminente realização da COP30 em Belém.


               Organizada pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ)para acontecer no dia 20 de novembro, em Bequimão-MA, a Marcha é um ato de resistência e celebração que reafirma a importância dos territórios quilombolas como espaços de conservação da biodiversidade e de práticas sustentáveis. A luta pela titulação e proteção desses territórios é intrinsecamente ligada à mitigação das mudanças climáticas e à garantia de uma Amazônia saudável.


            As mensagens-chave da 5ª Marcha Quilombola são claras e potentes: Território Quilombola é Preservação Ambiental, destacando a conexão vital entre a demarcação e a proteção das terras quilombolas e a conservação da natureza. Os Saberes Ancestrais são Soluções para a Crise Climática, reconhecendo o conhecimento tradicional como um valioso recurso para a convivência harmoniosa com o meio ambiente. Além disso, a Marcha enfatiza que Justiça Climática é Justiça Social, expondo as desigualdades e o racismo ambiental que afetam desproporcionalmente essas comunidades, que, paradoxalmente, oferecem soluções. O evento também visa assegurar que as Vozes Quilombolas na COP30 sejam ouvidas, levando suas demandas e propostas para o debate global em Belém.

              Com o lema "O Grito Quilombola", a Marcha simboliza a voz ativa, a denúncia, reivindicação dos direitos desses povos, e, justiça a Carlos Alberto, que foi assassinado em 2020 e nenhuma providencia foi tomada até hoje. A impunidade com quem mata lideranças, e destrói os territórios ainda é alarmante. É contra essas injustiças que o grito quilombola ecoa!


              A 5ª Marcha Quilombola convida a sociedade civil, autoridades governamentais em níveis municipal, estadual e federal, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e a mídia a se unirem a essa causa. O objetivo é reconhecer a importância dos povos quilombolas como protagonistas na defesa do meio ambiente e na construção de um futuro sustentável para todos.

Para mais informações acesse as redes sociais https://www.instagram.com./moqbeq

Postagens mais visitadas